4 PONTOS DE PARTIDA PARA MUDARES

Há momentos em que sentimos que tudo em nós parece explodir de impulsividade e ainda assim ficamos fechados numa concha, sem nada fazermos… São momentos nos quais estamos a mudar, mas no nosso ímpeto de medo e preocupação e de percebermos onde nos vai conduzir essa mudança, projectamos nas pessoas que AMAMOS, toda a finalidade desse crescimento, sobrecarregando-as a elas e a nós com uma responsabilidade que é apenas nossa.

FJ2TOJDC13

Assim se perdem oportunidades de mudança e crescimento interior, e muitas vezes uma vida inteira se passa assim.

Mas FELIZMENTE existem momentos nos quais quase podemos ver o crescimento  e a mudança acontecerem como a relva a crescer em câmara rápida, a verdejar, a expandir, porque agarramos a oportunidade de fazermos todas aquelas pequeninas coisas que deixamos preguiçar na nossa mente…“vou ler amanhã, vou meditar amanhã, vou falar com mais calma amanhã, vou perdoar amanhã”.

Transformamos, nesses momentos de viragem em que escolhemos expandir e ver a expansão acontecer, esse amanhã numa coisa real, num AGORA, diferente do que foi ou do que poderia ser.

clock-594178_960_720

Aqui te deixo, para ti e para os teus, com quem queiras partilhar estas palavras, 4 IDEIAS  SOBRE MUDANÇA que me surgiram depois de uma das minhas meditações:

1 – FAZ AGORA.

Só tens de, num momento mais calmo e sem pressões, fazer-te esta pergunta e responder com sinceridade: o que é que eu devia mesmo fazer para me sentir melhor?

68979618.jpg

E passa a ser AGORA o momento em que vais fazer o que precisas fazer, fazer hoje, mesmo que saia mal feito, mesmo que a meditação (ou o que quer que queiras fazer) seja péssima e passes todo o tempo a pensar no trabalho que tens pendente ou nos teus problemas. A primeira vez em que se quebra a procrastinação é sempre estranha e imperfeita. Mas no dia seguinte acordas sabendo que ontem FICOU FEITO aquilo que precisava ser feito ontem. E que hoje há algo mais que podes conquistar.

2- FAZ E CALA-TE.

Não vais meditar ou correr 12 km apenas para publicares no facebook esse feito que para os sábios é apenas um dado adquirido, uma coisa natural, fazer-se simplesmente o que é preciso. As pessoas que te rodeiam não precisam de saltar de entusiasmo com algo que tem de te entusiasmar antes de mais a ti, porque é SOBRE TI. Vais ser como aquelas mulheres que tens na tua linhagem ancestral que sabiam dominar uma casa e a protecção de todos os seres nessa casa e que não passavam o tempo a cobrar.

Obama-Says-You-Shut-Up.jpg

Vais ser como aqueles homens que tens também na tua linhagem ancestral e que sabiam que era hora de sozinhos se fazerem ao mundo, de travarem uma guerra ou  de criarem um domínio seu, com trabalho e empenho. Com a vantagem de hoje em dia não estares colado a nenhum destes papéis, de ninguém ser obrigado a entrar em batalhas e de não haver propriamente limites para o que é ser-se homem ou mulher. Tens já em ti e no mundo todas as ferramentas para evoluíres livremente organizando as duas energias (masculina e feminina) dentro de ti, dando e criando amor, honrando e respeitando o teu corpo e ao mesmo tempo conquistando o mundo à tua maneira, com persistência, determinação e coerência.

3- NÃO REVIVAS OS ERROS. PERDOA-TE.

Num dos dias maus da minha vida, no qual tive a felicidade de desabafar com uma amiga, enquanto caminhava de um lado para o outro na sala e lhe falava de tudo o que me magoava, ela disse-me com uns grandes olhos abertos: “tens de parar de justificar o que foi e aceitar que erraste”.

O que correu mal está lá atrás. Não justifiques, não expliques, não vás buscar. Desiste disso. Colhe as lições e sela o caminho que foi errado.

transferir (1).jpg

Há novos e melhores caminhos. Vamos errar tanto na vida que não vale a pena perdermos tempo em demasia com arrependimento, muito menos a consertar erros. Aceita que há coisas que não podes desfazer e aceita que fizeste porcarias imensas e coisas imensamente boas também. Aceita por isso que podes sempre recomeçar: na tua atitude, nas tuas novas escolhas diárias, mas acima de tudo nos teus pensamentos.

4 – NÃO REJEITES AS CRÍTICAS POUCO CONSTRUTIVAS.

Ouve as pessoas que te rodeiam, mesmo que sejam negativas. Nem sempre estamos rodeados de críticos imensamente construtivos. A maior parte das vezes dizem-nos as coisas da maneira mais desagradável possível e achamos que é muito injusto. Não digo com isto que temos de procurar ouvir coisas desagradáveis, mas se elas apareceram, vamos tentar percebê-las para além da primeira emoção que nos provocam.

20-let-go-uncontrollable.jpg

Se nos tornarmos introspectivos em momentos certeiros, se formos ESPERTOS, é nesses momentos que recebemos as mensagens mais fundamentais sobre aquilo que tem de mudar. Tenta descascar aquilo que te dizem e perceber se realmente há uma razão para críticas ou conflitos persistentes. De que forma tens contribuído para isso? Não podes simplesmente desligar os motores, se estás cansado(a)? Queres realmente estar ligado em demasia àquela pessoa? Precisas assim tanto da validação alheia? Que mensagem tiveram aquelas palavras, aquela pessoa, para ti, naquele momento?

Como queres crescer? De forma benéfica ou de forma nenhuma?

Espero que vás já a seguir fazer alguma daquelas coisas que tens vontade de fazer para começares a ser MAIS TU. 🙂

Boa semana!

Joana Amoêdo Leite

TESTEMUNHOS AQUI.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s