5 MINUTOS DE PROPÓSITO E PRAZER

Foi revelador para mim avaliar o meu quotidiano durante 2 semanas no que diz respeito a sentido de PROPÓSITO e PRAZER. Há uns meses passei também a incluir uma pequena avaliação a meio do exercício M.A.R.T.A©, que implica o cliente avaliar o PROPÓSITO daquilo que está a fazer no momento e por outro lado o PRAZER que está a ter.

Estamos perante dois conceitos distintos, um, de PROPÓSITO, que nos indica as mais-valias que determinada actividade nos trazem termos de felicidade estrutural, a longo prazo e outra, o PRAZER, sensação mais imediata de satisfação e sem preocupações de maior com o futuro.

Meaning-of-life.jpg

Um não está mais correcto do que o outro, mas podemos estar a viver um momento de discrepância grande entre PROPÓSITO E PRAZER, quando a intenção é haver uma percepção daquilo que ganhamos com o equilíbrio entre os dois. Um pequeno exercício de auto-avaliação pode ser uma ferramenta preciosa para nos fazer ver onde podemos  e precisamos apostar mais neste momento de maneira a nos equilibrarmos: se nas coisas que nos dão sentido de Propósito ou nas que nos dão Prazer imediato.

610d109ec7d517fd4c9dfa25026962ce--chakra-art-red-chakra.jpg

De forma mais directa, para os mais impacientes ou preguiçosos nestas coisas de exercícios de coaching, sugiro o seguinte:

pensa em tudo o que estás a fazer na tua vida neste momento (avalia os últimos 15 dias para não te perderes fazendo cronologias desnecessárias do teu passado recente). 

Agora peço-te que avalies estes dois critérios de 0 a 10 (sendo 0 nada e 10 o mais possível):

PROPÓSITO – o significado e importância do que estás a fazer pelo teu futuro.

pexels-photo-69096

PRAZER – o prazer imediato que sentes com a forma como tens feito tudo o que diz respeito ao teu dia-a-dia

Entspannung beim Lesen

Outro exercício explicativo que uso bastante é o dos elementos, para que percebamos o que eles representam na nossa vida e que de facto precisamos de todos para sermos equilibrados na nossa vivência.

O FOGO representa sem dúvida a capacidade de agir e de dar saltos de fé, com coragem, arriscar, ter iniciativa e não estar à espera dos outros. 

De 0 a 10 quanto estás a usar o elemento FOGO na tua vida (sendo 0 nada e 10 o mais possível)?

FIRE

O AR leva-nos a usar ideias e caminhos novos, a sermos flexíveis mudando de uma opção para outra que seja mais provável ter sucesso, a ter capacidade de adaptação a novos cenários, a improvisar e a não levar as coisas “a peito”.

De 0 a 10 quanto estás a usar o elemento AR na tua vida (sendo 0 nada e 10 o mais possível)?

mountain-1030887_960_720

A ÁGUA mostra-nos quão confortável é para ti o que estás a fazer, é saber procurar os apoios certos, é a capacidade de nos apoiarmos em quem nos quer bem e  trabalhar a intuição de forma inteligente (“o que realmente sinto que faz sentido e é melhor para mim neste momento e a longo prazo?”).

De 0 a 10 quanto estás a usar o elemento ÁGUA na tua vida (sendo 0 nada e 10 o mais possível)?

drip-339939_960_720

A TERRA é o nosso realismo, a nossa assertividade, o sabermos para onde vamos, a definição da estrutura dos projectos (como, onde, quando, com quem, para quê), os nossos pés assentes na terra e sabermos o que estamos a fazer.

De 0 a 10 quanto estás a usar o elemento TERRA na tua vida (sendo 0 nada e 10 o mais possível)?

mossy-2199010_960_720

Percebeste melhor qual dos elementos mais precisas de começar a trabalhar neste momento? Nenhum deles é mais frágil do que o outro e todos contêm sabedoria que podemos incluir a pouco e pouco na nossa atitude quotidiana. Procurar o equilíbrio pode ser a viagem de toda uma vida, mas é mais fácil quando estamos dispostos a abraçar aquela que é, na minha opinião, a nossa verdadeira missão: sermos felizes, amarmo-nos a nós e ao outro e potenciarmos a nossa condição física.

Desejo que este artigo te tenha feito pensar no teu sentido de Propósito nesta vida.

Boa semana!

Encontra aqui algumas opiniões de clientes.

Marca aqui a tua sessão.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s