CARANGUEJO E 4 DICAS PARA SER MAIS FELIZ

Signo solar dos nascidos aproximadamente entre 21 de Junho e e 22 de Julho (a verificação da hora de nascimento é de enorme importância para percebermos em que grau se encontra o Sol), modo cardinal, elemento ÁGUA, regido pela Lua.

cascata

Gosto de pensar que Karkinos, o caranguejo que sai do mar enviado por Hera para ajudar a Hidra a derrotar Héracles, foi mal sucedido por bons motivos. A força física bruta não seria o forte do caranguejo imediatamente esmagado pela força heróica do semideus.

Na verdade, todos os trabalhos de Héracles terão sido em vão, porque este mesmo terminaria por morrer mais tarde devido ao veneno da Hidra mesmo depois de esta ter sido há tanto tempo derrotada e morta, preferindo o suicídio ao sofrimento provocado pelo veneno guardado (será que um dia perceberemos que as guerras e sacrifícios pessoais nada resolvem? :)).

HYDRA E KARKINOS

O simbolismo deste périplo é imenso, se tivermos em conta que Karkinos, mesmo sendo um caranguejo gigante (e de facto, nos nossos dias, existe uma espécie originária do Mar do Japão que atinge os 4 metros na vida adulta – a carapaça terá até 40 cm e o peso total do corpo pode ir até 19kg), seria talvez o último animal que pensaríamos enviar para uma batalha física de vida ou morte.

Não poderia ter sido a sua “arma” a sensibilidade e o Amor? Hera, ao vê-lo morto, logo o elevou aos céus, concedendo-lhe um lugar na eternidade cósmica e mitológica.

fiddler_crab_eyes

(na imagem acima: Caranguejos Uca a espreitarem apenas com os olhos antena acima da superfície da água. O caranguejo-crustáceo como o conhecemos, possui olhos nas “antenas” para perceber se deve ou não sair da sua carapaça-escudo. )

Regido pela Lua, Caranguejo é um arquétipo de protecção, cuidado, colo, ternura e carinho maternal. O outro lado é o da irracionalidade e de uma certa falta de cuidado consigo mesmo (preferindo dar tudo ao outro).

Pode ser magnífica a capacidade que têm de compreender e antecipar as necessidades dos outros quando essa capacidade é bem direccionada.

children-839789_960_720

Se pensarmos nas fases da Lua, entendemos também que Caranguejo evolui de estados de espírito animados e alegres para alguma intempestividade e até birra se não se dedicar incansavelmente ao seu crescimento interior (terapias como Constelações Familiares, Arte ou Musico-Terapia podem ser aliados valiosos).

pexels-photo-26343

Para podermos conviver bem com Caranguejo no nosso mapa astrológico ou no mapa dos nossos entes próximos há que aceitar a necessidade de fantasiar e de relembrar episódios do passado ou viver numa certa nuvem de sonhos, sendo que a melhor forma de fazer com que isto não se transforme num novelo de ilusões e imaturidade é o assumir de um enraizamento crescente ao longo da vida.

child-830725_960_720

Como se consegue a maturidade da água de Caranguejo? A todos nós, independentemente do conhecimento do nosso mapa astrológico, é pedida coragem para vivermos a vida com auto-estima sem tomarmos decisões baseadas apenas nas emoções ou apenas na racionalidade. No caso de Caranguejo deve mesmo olhar para si próprio com Amor e aceitar-se como uma existência independente da opinião do outro (namorado, companheiro, família, amigos, tribo, professor) que lá estará na mesma para o acompanhar…mas não 24h por dia.

Por causa da sua permeabilidade, procurar amigos sensíveis e com opiniões construtivas e pragmáticas é uma mais-valia na vida quotidiana.

restaurant-hands-people-coffee

Viver no reino emocional 100% do tempo faz com que passemos ao lado de outras visões da vida que nos podem ser úteis. Com meditação e exercícios respiratórios começamos a limpar o nosso campo energético e a conseguir algum distanciamento que nos permite perceber o valor da nossa intuição.

A intuição, contudo, não é apanágio dos signos de Água, pela simples razão de intuição não ser propriamente Emoção, antes uma ponte entre a razão e a emoção, cuja passagem entre margens se torna fluída com a maturidade das nossas concretizações e com o nosso trabalho de amor-próprio. Cuidarmos de nós não é egoísmo, é a base essencial do Amor que damos e recebemos. Só assim poderemos cuidar bem de quem amamos.

man-person-cute-young

A ideia não é mudar a energia de Caranguejo, que contém em si tanta beleza e fertilidade emocional, mas sim transformá-la numa espécie de verdadeiro amor-próprio contagiante ;).

4 DICAS PARA PESSOAS QUE QUEIRAM EVOLUIR NA ENERGIA DE CARANGUEJO:

1ª – trabalhar o lado pragmático – manteres-te fiel a um plano financeiro nos teus gastos;

2ª – escolheres uma vocação e conseguires materializá-la em algo que possa traduzir-se num sustento ou por palavras mais cruas: “algo que realmente dê dinheiro”; caso a tua vocação não se adapte a esta realidade podes ter de a associar a outra actividade que seja realmente rentável;

3ª – define para cada sonho uma meta, usando a criatividade e ao mesmo tempo traduzindo-a para feitos concretos (exemplo: transformares uma veia artística em algo útil para o Mundo e sobretudo para a tua vida);

4ª – ritualiza os teus momentos a sós: a tua sensibilidade e cuidado tem de começar na forma como cuidas de ti, por isso sugiro que te sentes na cama todos os dias 15 minutos antes da hora normal do teu acordar e repitas este mantra abaixo. Mas não te fiques pelo Mantra. Define a tua meta e faz o caminho até à sua concretização.

mantra caranguejo

Espero que este artigo tenha aberto novas perspectivas sobre Caranguejo.

Boa semana ❤

CONSULTAS COM JOANA AMOÊDO LEITE

BIBLIOGRAFIA:

BAILEY, Alice. The Labours of Hercules. London, Lucis Press Ltd, 1982.

CHEVALIER, Jean. GHEERBRANT, Alain. Dicionário dos Símbolos. Lisboa, Teorema, 1982.

CHOPRA, Deepak. Conhecer Deus. Estrela Polar, Grupo Leya, 2011.

DOLAN, Paul. Projectar a Felicidade. Pergaminho, 2017.

RUDHYAR, Dane. A Astrologia e a Psique Moderna. São Paulo, Pensamento, 1976.

VERNANT, Jean-Pierre. O Universo, os Deuses, os Homens. Círculo de Leitores, 2011.

 

 

4 comments

  1. Olá bom dia (bem cedo hoje). Fiz agora dia 3 de Julho 35 anos e é engraçado como eu tenho dito e apercebi-me que a minha intuição é tão forte e com isso consegui aperceber-me do lado negativo e o lado bom de se ser intuitiva.
    Escrevo contudo porque adorei este artigo, e vem como que confirmar algo que tinha já sentido que tenho que que partir para a acção: lado financeiro (já sentia que tinha mas do sentimento à acção vai um longo percurso). Parece que foi escrito para mim :)))).
    Obrigada lindo trabalho.
    Eu medito diariamente e engraçado como os exercicios de respiração fazem parte da minha prática.
    Obrigada mais uma vez e muito sucesso.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s