Saturno para Totós

Edgar Cayce, espiritualista norte-americano, disse em 1936 “Considerando a alma como uma entidade em contínua experiência – e as actividades no plano terreno como uma lição apreendida pela própria entidade que é a alma – as experiências através da permanência astrológica tornam-se um digestivo ou uma forma de assimilarmos o que foi experienciado ou ganho na aprendizagem.”.

Esta citação é o ponto de partida para a reflexão que pretende ser este texto, sobre o símbolo tão importante que é Saturno, e que faz a ingrata ponte entre a nossa herança cármica e a vida prática e concreta do dia-a-dia, sob a forma de desafio e recusas internas de aprendizagem e mesmo de problemas que vamos tendo no nosso desenvolvimento pessoal e que se revelam nas áreas representadas pelas casas astrológicas.

Porquê Saturno para Totós? Porque a minha intenção é a de qualquer pessoa conseguir perceber um pouco daquilo que Saturno significa no seu mapa astrológico de forma simples e directa.

[NOTA: este artigo analisa Saturno isoladamente dos outros planetas e signos, com os quais terá ligação no mapa astrológico individual, sendo que optei por explicar o significado geral do Planeta de acordo com a Astrologia Psicológica e o seu significado em cada Casa Astrológica. A análise completa do mapa é insubstituível e este artigo não pretende explicar todos os casos ou a totalidade de algo tão específico e diferente para cada pessoa]

maxresdefault.jpg

Saturno enquanto expressão de uma Dor Antiga

Esta expressão, “dor antiga” surgiu-me naturalmente em consulta. Não a procurei nem sei se existe enquanto termo técnico, mas é uma forma de explicar que todos temos uma determinada dor que vem de experiências anteriores, e para a qual muitas vezes não existe uma explicação racional ou palpável nesta vida que vivemos no presente. E é uma dor que nos impede de estarmos mais satisfeitos e realizados com aquilo que é importante para nós.

Recusa ou dificuldade em ganhar estrutura de vida em termos profissionais e pessoais por opções que não demonstram auto-estima, quando, por exemplo, nos colocamos em último lugar na nossa própria vida ou simplesmente por uma sensação de bloqueio e peso inexplicáveis.

Também tive oportunidade de explicar, numa palestra que dei em Macau em parceria com o YogaLoft em Janeiro deste ano, que o mapa astrológico, metaforicamente falando, é uma espécie de roleta, nada acidental, que “pára” na hora em que nascemos, revelando uma mensagem muito específica sobre a nossa identidade através da posição dos  planetas.

past-lives

Estes são os padrões de vidas passadas que teimamos em repetir quando é óbvio que já não fazem sentido e se tratam apenas de um vício comportamental ou uma ferida emocional. Podemos dizer que este planeta nos vai dar grandes dicas sobre aquilo que temos mesmo de aprender caso queiramos evoluir espiritualmente.

A aprendizagem pedida por Saturno, para além da responsabilidade, maturidade e estrutura de vida dependendo do seu lugar por Casa Astrológica e signo, e obviamente também dos aspectos (ângulos) mais ou menos complicados que forma com outros planetas do mapa, é a de percebermos de que forma podemos começar a “fintar” estes padrões repetitivos e que já não nos servem.

635856167378467614-1781865564_how-to-deal-with-stubborn-kids-childhood-education.jpg

Saturno é também um símbolo de negação, revelando questões que evitamos e áreas da nossa vida que estão bloqueadas.

Costumo dizer que não importa muito se as pessoas acreditam em vidas passadas, porque a partir do momento em que estão numa consulta de Astrologia, é inevitável que se fale dessa questão. Para mim nem se trata de convencer que existe vida antes e depois da actual, trata-se de uma consequência natural da interpretação astrológica.

Saturno, na minha opinião, tem mensagens muito fortes sobre aquilo que muitas vezes nos recusamos a assumir na nossa vida e na nossa própria identidade pessoal e espiritual.

Na minha explicação do Saturno por Casa Astrológica, poderão perceber quais os padrões que em outras vidas nós, “Totós” que fomos, nos recusamos terminantemente a resolver. Atentem a que muitas vezes a Casa astrológica mostra o tipo de experiência mas não a forma como ela se revela, podendo haver pólos opostos de reacção (exemplo, Casa 4 – excesso de pressão familiar ou total distanciamento da família).

Vamos a isto:

SATURNO NA CASA 1 – 

  • Questões relacionadas com insegurança física, questões de identidade e auto-afirmação, “quem sou eu e com que me identifico?” e assumir-se tal e qual como é; excesso de cautelas e medos; teimosia e rigidez.

stand-up-paddling-729824_960_720.jpg

sugestões para Saturno de Casa 1 – exercício físico, actividades que impliquem exposição e liderança, fazer algum tipo de desporto radical como por exemplo saltar de bungee jumping, cursos de auto-conhecimento.

SATURNO NA CASA 2 – 

  • poupanças, gestão do dinheiro, afirmação dos meus talentos e de que forma consigo ganhar e acumular dinheiro; avareza.

coins-948603_960_720.jpg

sugestões para Saturno de casa 2 – ter as finanças organizadas e conseguir poupar mas sem ser pouco generoso ou ficar “agarrado” ao dinheiro; posses e bens devem ter uma aplicação útil e ponderado e não ficarem estagnados só para que sinta que tem algo de seu; usar talentos para ganhar dinheiro extra.

SATURNO NA CASA 3 – 

  • dificuldades de comunicação e de fala, de se fazer ouvir, de reagir às experiências, desafios na relação com os irmãos

microphone-1209816_960_720.jpg

sugestões para Saturno de Casa 3 – fazer formações de, por exemplo, “falar em público” ou eficácia na comunicação, escrever pensamentos, ter aulas de canto, trabalhar a voz e, no caso de haver irmãos ou irmãs, procurar ter com eles um entendimento equilibrado e honesto; ter momentos em que fala à vontade.

SATURNO NA CASA 4 – 

  • a família tende a ser ponto central mas no sentido de poder prender, criar dependência da mesma ou pressionar em vez de libertar e dar asas; dependência dos pais; falta de identificação com a família de origem ou recusa em reconhecer valor à família; estar demasiado agarrado a valores tradicionais; questões a resolver no relacionamento com o Pai (ou mesmo pela ausência ou distanciamento dessa figura)

1c69be4b50210a085a0e7b8cf81b0675.jpg

sugestões para Saturno de Casa 4 – receber amigos em casa, decorar a casa ou quarto onde vive e torná-lo aprazível e estável, resolver questões relacionadas com a figura paterna (por exemplo, escrever uma carta ao Pai com todas as coisas que lhe gostaria de dizer, sem a enviar, funcionando apenas como desabafo), fazer uma árvore genealógica para conhecer mais dos seus antepassados, perspectivar o futuro em função daquilo que está a fazer no presente e não em função de um passado que já não volta; ler romances históricos.

SATURNO NA CASA 5 – 

Sentimento de abandono ou incompreensão na infância ou adolescência; atitudes de irresponsabilidade; medo da exposição pública; dificuldade em divertir-se ou relaxar; repressão da criança interior e paradoxalmente comportamentos imaturos “fora do tempo” principalmente nos relacionamentos amorosos; excessos ou bloqueios na vida sexual.

minions25.jpg

sugestões práticas para Saturno de Casa 5 – fazer algum tipo de trabalho artístico/ criativo como pintar, desenhar, dançar; fazer programas divertidos com os filhos ou convidando filhos de amigos ou crianças da família; subir a um palco e cantar ou falar para um público.

SATURNO NA CASA 6 – 

necessidade de saber gerir bem o tempo e o trabalho, ser muito organizado e metódico, saber desempenhar todo o tipo de funções com eficácia; a tendência aqui é para somatizar todas as recusas de aprendizagem – o indivíduo pode ter tendência para acumular todas as tensões no corpo e ter sintomas que são alertas para trabalhar este Saturno, com método, cuidado e auto-estima. Em vez de se sentir “obrigado” a ir trabalhar, é importante que procure por todos os meios simplificar a sua vida e trabalhar em algo que adore, pondo ao serviço dessa paixão todo o seu afinco. Dane Rudhyar, no seu “As Casas Astrológicas”, defende que a Casa 6 está relacionada também com a reacção que temos às mudanças impostas pela vida e a resistência à frustração.

636103817500523703955233293_neuropharm-organized

sugestões práticas para Saturno de Casa 6 – arrumar bem as papeladas e o local de trabalho, ser organizado em casa, com roupas e limpeza, cuidar do corpo no sentido da melhoria da saúde, de auto-disciplina; aprender ou aperfeiçoar uma habilidade técnica e uma especialização numa área de que goste; usar técnicas diárias como respiração alternada das narinas, meditação ou qualquer actividade que lhe induza relaxamento físico e mental.

SATURNO NA CASA 7 – 

Bloqueios no relacionamento com o outro, seja no casamento, seja em parcerias de trabalho. O indivíduo vê-se constantemente em situações de relacionamento nas quais tem de compreender a fundo a ligação entre si e o outro, nas quais precisa aprender a confiar ou a saber lidar com elas de forma madura e responsável; a relação enquanto parceria e sociedade pode estar prejudicada por falta de confiança.

adventure-1807524_960_720.jpg

sugestões práticas para Saturno de Casa 7 – fazer uma parceria no trabalho; participar activamente no relacionamento amoroso definindo tarefas concretas e mútuas para uma semana; fazer uma lista das coisas boas que aprendeu na relação com o parceiro; fazer o jogo da “confiança”, no qual se deixa cair para trás e o parceiro ou um amigo tem de nos agarrar/apanhar.

SATURNO NA CASA 8 –

Pode ter tendência a evitar envolver-se demasiado em relacionamentos profundos por receio de perder a sua identidade;  cair num padrão de total dependência e obsessão na relação e fechar-se para o mundo em função da mesma; atrair parceiros emocionalmente indisponíveis; necessidade de controlo das situações e enorme permeabilidade a influências negativas; pode ser forçado a passar por várias crises nos relacionamentos até aprender as lições da confiança plena e do equilíbrio dentro da relação.

sacedsecx-1-1600x800.jpg

sugestões práticas para Saturno de Casa 8 – no caso de estar num relacionamento amoroso intenso, propôr um interregno de alguns dias e tornar o reencontro bastante romântico; no caso de estar num relacionamento amoroso, jogar à cabra cega no quarto; no caso de não ter um relacionamento amoroso, fazer cursos ou ler um livro sobre sexualidade tântrica ou taoísmo (exemplo aqui).

SATURNO NA CASA 9 – 

  • a tendência aqui pode ser ter complexos relacionados com a falta de estudos; ser preconceituoso ou demasiado agarrado aos seus próprios conceitos e ideias; dificuldade em acreditar nas suas capacidades; ser completamente teórico ou estudar sem aplicar os conhecimentos; estar fechado para o mundo.

IA76WO3XF2.jpg

sugestões práticas para Saturno de Casa 9 –  ensinar aquilo que sabe em workshops; viajar com o intuito de aprender algo; reaprender cultura geral ou alguma disciplina que tenha ficado “tremida” desde o tempo de escola ou mesmo voltar à escola.

SATURNO NA CASA 10 –

altos e baixos na carreira/vida profissional, necessidade de aceitar cedências e sacrifícios para singrar e ter prestígio, relação com a Mãe pode ser  distante, responsabilizante ou o nativo sentir que a Mãe se sacrificou muito, não conseguiu ela mesma ter uma carreira;  por outro lado pode sentir necessidade de estar à altura daquilo que a Mãe conquistou.

transferir (4).jpg

sugestões para Saturno na Casa 10 – persistência nas suas vontades e vocações profissionais, fazer um encaixe das lições positivas aprendidas com a relação com a Mãe ou figura materna evitando dependências da mesma e vice-versa, assumir um caminho de poder pessoal sem ficar escravo do reconhecimento público; escrever uma lista das suas maiores ambições e fazer um plano estratégico para as conseguir.

SATURNO NA CASA 11 –

receio de compromisso ou de assumir um casamento perante a sociedade; dar demasiada importância aos rituais sociais e de grupo; ter dificuldade em manter um grupo de amigos ou ter vida social; sensação de exclusão social, de não ser aceite nos grupos, de não se identificar com o grupo.

635952476351605758160536339_2014+36_Friends_Cast_Poker(1).jpg

sugestões práticas para Saturno na Casa 11 – actividades de grupo, inscrever-se em associações de causas nas quais acredite, organizar eventos sociais com família, amigos ou colegas de trabalho.

SATURNO NA CASA 12 –

receio de ficar sozinho, vícios ou sensação de isolamento interior, necessidade compulsiva de fugas ou escapes, tendência para introversão ou para não desabafar aquilo que sente verdadeiramente. Necessita descobrir o que está escondido no subconsciente ou no seu passado para conseguir viver mais realizado e feliz.

meditation-images-nature-wallpaper-3.jpg

sugestões práticas para Saturno de Casa 12: cursos de meditação, fazer retiros na natureza, acampar, rezar diariamente, desenvolver a via espiritual da forma que mais gostar, fazer voluntariado.

E agora perguntam-me vocês…

959849688-jovem-em-duvida.jpg

…COMO POSSO DEIXAR DE SER TOTÓ E SABER EM QUE CASA ESTÁ O MEU SATURNO?

No astro.com podem fazer gratuitamente um login e introduzir os vossos dados de nascimento que devem incluir hora exacta de nascimento. Quando olham para o mapa e para a roda das Casas, procuram o símbolo saturnino indicado abaixo, podendo então ver em que casa está esse símbolo, sendo que as casas são as 12 fatias numeradas que representam simbolicamente as 12 áreas de vida ou “campos de experiência” como alguns astrólogos tão bem lhes chamam.

Deixo-vos abaixo o Saturno do Leonardo DiCaprio, bem visível, na Casa 10 em Caranguejo. Este é um exemplo de desafios e responsabilidades várias para atingir um lugar de topo na carreira (neste caso sabemos que desde cedo – 12 anos – escolheu ser actor, e que passou a infância num bairro problemático e pobre), bem como a importância da figura e do exemplo da Mãe, que lhe mostrou sempre a vida real e o inspirou através das suas próprias dificuldades a ser um homem persistente na sua carreira e na realização profissional (e que carreira).

Resultado de imagem para símbolo saturno

unnamed.jpg

[Repito que é importante e fundamental analisar cada caso, este artigo pretende explicar um pouco das áreas que Saturno pode afectar e querer desenvolver em cada pessoa mas não fala em pormenor dos ângulos que ele faz em cada mapa com outros planetas, do signo onde está colocado em cada caso ou sequer se é o regente de vida, como nos casos de ascendente Capricórnio ou Aquário, nos quais vai ter uma relevância ainda maior no percurso individual. Importante é também percebermos se Saturno faz uma conjunção com o Ascendente, Descendente, Meio do Céu ou Fundo do Céu, casos em que algumas destas características podem ser acentuadas.]

Boa semana :)!

Obrigada

Joana Amoêdo Leite

BIBLIOGRAFIA:

RUDHYAR, Dane. As Casas Astrológicas. Pensamento, São Paulo, 1972.

RUPERTI, Alexander. A Roda da Experiência Individual. Ágora, São Paulo, 1987.

SASPORTAS. Howard. As Doze Casas. Pensamento, São Paulo, 1985.

VERNANT, Jean-Pierre. O Universo, Os Deuses, Os Homens. Círculo de Leitores, Lisboa, 2001.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s